Pesquisar

Furacão Ike regride para categoria 3 antes de atingir Cuba

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

O Ike teve a velocidade de seus ventos reduzida para 195 km/h na noite deste domingo, o que implica em sua reclassificação como um furacão categoria três antes de atingir Cuba, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos. O Ike era considerado um furacão categoria 4 da escala Saffir-Simpson, que vai de 1 a 5.
Os ventos do Ike foram de 215 km/h para 195 km/h e, conforme se aproxima de Cuba, podem acontecer novas oscilações na intensidade, embora seguirá sendo um furacão forte.
Em sua passagem pelo sudeste das Bahamas, Ike provocou grandes danos nas ilhas de Inagua e de Turcas e Caicos e quase 80% dos imóveis da região foram danificados.
Em imagem de satélite deste domingo, furacão Ike pode ser visto no canto direito, seguindo na direção de Cuba e do golfo do México

As autoridades locais consideram que não se conhecerá com exatidão a magnitude da devastação até segunda-feira, uma vez que tenha passado definitivamente o ciclone.
 
As fortes chuvas causadas por Ike no Haiti mataram ao menos 48 pessoas na madrugada de sábado para domingo. Essa é a quarta tempestade tropical a afetar o país caribenho nas últimas semanas.
A soma dos mortos em cada fenômeno passa de 500. As plantações do Haiti também foram severamente afetadas, o que agrava ainda mais a crise local desencadeada pela alta no preço dos alimentos.
O próximo país na rota de Ike é Cuba, onde o olho do furacão chegará na madrugada de segunda-feira.



Cuba



Ike atravessará praticamente toda a ilha de leste a oeste e seguirá depois uma trajetória para o golfo do México em direção ao Texas, segundo projeções do NHC.

Inundação na ilha de Providenciales durante a passagem do furacão Ike neste domingo; população buscou refúgio em abrigos

Diante da gravidade do perigo, as autoridades cubanas estão retirando hoje centenas de milhares de habitantes de áreas ameaçadas por inundações em Províncias orientais e centrais que serão afetadas a partir da próxima noite, e durante dois dias, por Ike.

As regiões mais ao sul do Estado da Flórida talvez sintam os efeitos das intensas chuvas e dos ventos causados pelo furacão, mas provavelmente não sofrerão impacto tão forte do fenômeno, segundo a trajetória prevista pelos especialistas.

O governo de Cuba ampliou o aviso de furacão (passagem em 24 horas) para as Províncias de Villa Clara, Sancti Spiritus e Cienfuegos, e está vigente também para Camagüey e Ciego de Ávila, incluindo Guantánamo, Santiago de Cuba, Holguín, Las Tunas e Granma
As autoridades cubanas emitiram também uma vigilância de furacão (passagem em 36 horas) para as Províncias de Matanzas e Havana.

Idosos de asilo aguardam para entrar em ônibus que irá levá-los do sul da Flórida ante a ameaça apresentada pelo furacão Ike

Foi emitida uma vigilância de furacão para algumas regiões no Estado da Flórida, de Ocean Reef ao sul, incluindo Dry Tortugas.

A ilha de Andros, nas Bahamas, e as ilhas Cayman também estão sob alerta de furacão.
O olho do furacão, o quinto da temporada atlântica, estava localizado às 18h de Brasília próximo da latitude 21,1 graus norte e da longitude 74,6 graus oeste, a 120 km do nordeste de Guantánamo (Cuba).

Ike se movimenta em direção oeste a 22 km/h e espera-se que mude sua rota na segunda-feira para oeste-noroeste.
Os especialistas advertiram as povoações de Bahamas, Cuba e sul da Flórida sobre a extrema periculosidade deste furacão.


1 comentários:

jane 18 de setembro de 2008 às 17:33  

muito schow esse blog galera
vamos ajudar o planeta

Artigos - Our Blogger Templates

FEEDJIT Live Traffic Feed

  © Blogger template Cumulus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP